Erosão- provocada pela extracção progressiva de materiais do leito e das margens. Esses materiais resultam da alteração de rochas e, pela erosão, são removidos do local onde se encontram. A erosão é devida à pressao que a água, em movimento, exerce sobre as saliências do leito e das margens, sendo principalmente importante em épocas de cheias, em que é maior a velocidade das águas.
Transporte- após a remoção, os materiais podem ser levados para maiores distâncias. Os fragmentos sólidos, independentemente das suas dimensões, sao designados por detritos e fazem parte da carga sólida do curso de água.
O transporte dos detritos pelas águas fluviais pode fazer-se por vários processos: em suspensão, se são materiais finos; por saltação, rolamento ou arrastamento para materiais mais pesados e grosseiros.
Sedimentação- consiste na deposição dos materiais, quer ao longo do leito, quer nas suas margens.
A sedimentação é, geralmente, ordenada de acordo com as dimentações, com o peso dos detritos e com a velocidade da corrente. Os materiais mais pesados e de maoires dimenções, normalmente, depositam-se mais para montante e os de pequenas dimensões e mais finos depositam-se próximo da foz (jusante) ou são mesmo transportados para o mar. A deposição de materiais nas margens é principalmente importante quando ocorrem cheias e o rio galga para a planicie de inundação.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Boa tarde!
Gostei da forma como explicitaram os conceitos de erosão, transporte e deposição...Agora outro desafio vos vais ser pedido..
De que forma integram estes conceitos no rio que vocês estão a estudar?...é o rio Vouga, não é?
Então agora deixo-vos aqui algumas questões orientadoras:
Em que zona do rio Vouga ocorre sobretudo a erosão? Que evidências existem da erosão provocada pelo rio no leito e nas margens? Que consequências tem a erosão provocada pelo rio Vouga? Que benefícios tem a erosão provocada nas margens do rio Vouga?
Em que zona do rio ocorre o transporte? Que evidências existem do transporte efectuado pelo rio Vouga, quer nas margens quer no próprio leito? Que tipo de materiais são transportados? Qual a sua composição litológica? Que factores condicionam o tranporte dos materiais?
Em que zona do rio Vouga ocorre a deposição? De que forma a deposição se faz? Que factores condicionam a deposição dos sedimentos? Que vantagens e inconvenientes tem a deposição de sedimentos para a dinâmica fluvial?
...Hoje fico por aqui...não se assustem com tanta questão...elas poderão ou não ser utilizadas como orientadoras/estruturadoras do vosso trabalho...
Aguardo as vossas respostas.
A vossa professora,
Margarida Morgado
Enviar um comentário