terça-feira, 4 de março de 2008

A construção de barragens permite regular o caudal dos rios, o qual varia de acordo com as condições climáticas. A retenção de água na albufeira evita inundações a jusante. As barragens permitem ainda outras utilizações da água, como a produção de energia hidroeléctrica, o abastecimento das populações, as actividades de recreio ou a irrigação de terrenos agrícolas. No entendo, estão associados às barragens os seguintes impactes negativos:

  • retenção de sedimentos a montante da barragem, com redução da carga sólida debitada pelos rios no mar;
  • destruição ou desiquilíbrio dos ecossistemas da zona, pela inundação de áreas anteriormente emersas,e interferência com as migrações dos peixes.

Associada à acumulação de sedimentos nos rios, como consequência da construção de barragens, floresce a actividade de extracção de inertes. Esta actividade pode ter as seguintes consequências:

  • desaparecimento de praias fluviais;
  • descalçamento de pilares de pontes, podendo originar a sua queda;
  • alterações das correntes;
  • redução na quantidade de sedimentos que chegam ao mar

1 comentário:

Unknown disse...

Só agora percebi...que têm no vosso blog a maior parte das respostas às questões que vos tinha acabado de fazer...muito bem, muito pertinentes as respostas!!!
Então e agora...depois da análise da informação que aqui partilharam...devem-se ou não construir barragens? Que medidas tomar para diminuir os impactes causados pela construção de barragens?
Que podemos nós fazer para diminuir os impactes causados pela construção de barragens?
Aguardo as vossas reflexões...
A vossa professora,
Margarida Morgado